quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O poder da burrice:

O poder da burrice:
"Uma pessoa burra e aquela que causa algum dano a outra pessoa ou a um grupo de pessoas sem obter nenhuma vantagem para si mesmo ou ate mesmo se prejudicando ."
a burrice tem a particular vocação de se traduzir em ações ,e por isso mesmo se torna perigosa .
Ate mesmo os mais inteligentes tendem a desvalorizar os riscos inerentes a burrice .e ela e mais perigosa do que a crueldade:
esta tendo uma lógica comprencivel pode ser pelo menos prevista e enfreada.
Rir da burrice pode deixa la simpática : não ria!e portanto desvalorizada .se na ficção o estúpido e facilmente reconhecido ,na vida real as coisas são diferentes .
A burrice tem três carateristicas fundamentais:
1)ela e inconsistente e recidiva :
o burro não sabe que e burro e tende a repetir varias vezes o mesmo erro.
Tais características contribuem para dar mais força e eficasia a ação devastatoria da burrice .
A pessoa estúpida não reconhece os próprios limites fica fossilizada em suas convicções particulares e não sabe mudar.
Por isso no âmbito clínico a burrice e a pior doença por ser incurável ,o estúpido e levado a repetir os mesmos comportamentos porque não entende o estrago que fazem, portanto,não consegue se corrigir.
2)a burrice e contagiosa .
as multidões são muito mais estúpidas que as pessoas que as compõem.
isso explica como populações inteiras como na Alemanha nazista ou na Itália fascista podem ser facilmente condicionadas a perseguir objectivos insanos ,um fenómeno bastante conhecido da psicologia."o contagio emotivo próprio do grupo diminui a capacidade critica"
"percebe se a polarização da tomada de decisão:escolhe se a solução mais simples que na maioria das vezes e a menos inteligente."
3)além da coletividade a um outro fator que amplifica a burrice:
estar numa posição de comando:
"o poder emburrece "por que?quando estão no poder ,as pessoas são muitas vezes induzias a pensar ,que justamente por estarem ocupando aquele posto,são melhores ,mais capazes,mais inteligentes e mais sabias que o resto da humanidade .além disso ,estão cercadas de aduladores ,seguidores e aproveitadores que reforçam o tempo todo esta ilusão .desta forma quem esta no governo chega a cometer as mais graves faltas com aprovação geral.

as leis da burrice:

1)todos nos sub avaliamos o numero de burros em circulação.
em cada um de nos existe um fator de burrice sempre maior do que o que imaginamos.

2)a probabilidade de uma pessoa seja burra independe de qualquer outra característica dela(educação e ambiente,por exemplo).
quando a burrice de uma pessoa se alia a de outras ,o efeito cresce em proporções geométricas-pela multiplicação,e não  pela adição dos fatores individuais da burrice.
3)o burro e quem causa um dano aos outros sem tirar qualquer vantagem para si mesmo,ou ate sofrendo algum prejuízo.
combinar as inteligências de varias pessoas e mais difícil que juntar as burrices.

4)as pessoas não burras sempre subestimam o potencial nocivo dos burros.em especial os não-burros sempre esquecem que ,em qualquer momento ou lugar ,trabalhar ou associar se a burros resulta infalivelmente num erro muito caro.

5)o burro e a pessoa mais perigosa que existe.
6) a burrice existe .

artigo tirado da revista planeta edição 432.

Nenhum comentário: